Páginas

Tractor 25 Flying Circus - Entelagem



            Minha vontade de construir um Tractor é antiga, pois alguns amigos possuem um desse, e o voo sempre me impressionou muito. Este ano resolvi entrar em contato com o Fabrício, dono da Flying Circus, para demonstrar meu interesse em fazer alguns artigos sobre seu produto. Sua resposta me impressionou, pois foi um imediato sim; não trocamos mais que três ou quatro e-mails até a encomenda chegar em casa.




            O kit é de fabricação exclusiva da Flying Circus – nossa parceira mais antiga - e projetado pelo próprio Fabrício. O modelo exato construído foi o Tractor 25 - de 1,4m de envergadura - o irmão menor da linha Tractor, que ainda conta com os modelos 45, 60/90 e 120. Todos são muito parecidos, mudando apenas o tamanho e a motorização recomendada.

            O objetivo deste segundo artigo é tratar apenas da entelagem do Tractor, as outras etapas da montagem e um review geral ficarão para outros artigos.

            O material escolhido foi o vinil da marca ViniTac principalmente por ser barato, e como é um modelo elétrico, não tem problema com o óleo para soltar a entelagem. Para grudar utilizei um secador de cabelo, que supre com folga.

            A entelagem foi fácil, por ser um modelo mais quadrado, poucas seções foram necessárias, o que acelera bastante o trabalho. Infelizmente as fotos da asa e empenagem sumiram do meu computador, então apresentarei apenas a etapa da fuselagem.







            Dividi a entelagem da fuselagem em quatro partes principais, e duas sobreposições. Barriga branca, Dorso amarelo, e lateral metade de cada cor.





            Primeiro fiz a barriga e o dorso, deixando as sobras para a lateral, e depois entelei a lateral arrematando o material na borda.









            Na lateral fiz a parte branca com uma folga, e a amarela demarcando a linha de divisão de cores. Esta é a parte mais delicada, pois qualquer imperfeição pode deixar a linha torta, o que estraga a aparência do modelo. Cuidado adicional também para o recorte do canopy e das janelas, pois o corte deve ser bem rente para não aparecer rebarbas.






            O canopy foi feito em duas partes, sendo uma o contorno do “vidro”, e outra a base inferior.

            Até o momento apenas fiz a entelagem básica do modelo (branco e amarelo), pois ainda não havia decidido o padrão de cores e queria primeiro colar as dobradiças para não ter o risco das faixas ficarem fora de posição. Pois isso vocês verão algumas partes feita que ainda não foram detalhas, pois pertencem à parte da montagem, e não da entelagem. Falarei sobre elas no próximo artigo.







            Decidi por fazer um padrão simples, mas que no final me suspreendeu muito pela beleza. No intradorso da asa e profundor, apenas uma faixa branca sobre o fundo amarelo, e no extradorso e empenagens, ponta amarela com faixa vermelha. Na fuselagem, apenas uma faixa vermelha entre as partes brancas e amarelas.







            Para finalizar, defini alguns adesivos e mandei recortar sob encomenda exatamente para o Tractor 25. Serviço que ficou em 40 reais e completou sua aparência.




            O prefixo é de aeronave experimental (PU) pela própria natureza do modelo, completado com o nome do site Aeromodelismo é Assim (AEA).

            No começo da construção não pensei que o modelo fosse ficar tão bonito e chamar tanto a atenção, até o momento estou apaixonado por ele, tornou-se meu novo xodó.




            Até estar em ordem de voo faltam algumas etapas, no próximo artigo falarei sobre a montagem: colar dobradiça, instalar piloto, bequilha, trem de pouso, pneu, entre outros detalhes. Não percam.


  Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



       Gostou da entelagem? Pretende montar um modelo igual a este? Deixe seu comentário aqui embaixo!



8 comentários:

  1. Faltou informar que tipo de material foi utilizado... Termoadesivo, vinil? Usou algum equipamento, como aquecedor, ferro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Fernando, esqueci mesmo. Acabei de alterar o texto.

      Excluir
    2. fala grande vendo seus video comprei um tractor 25 esperando chegar sabe me dizer se posso usar vinil para entelar acompanho seu video ei se estiver mais algum video desse aero por favor manda ai estou iniciando no hobby valeu amigo

      Excluir
  2. Muito bacana esse aeromodelo! Como é o vôo dele? Suave,agrassivo queria Marcelo que falasse desse assunto na próxima postagem OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei o voo é de treinador, manso ao extremo, e de pouso bem lento. Poderei falar com mais propriedade sobre isso depois que voar.

      Excluir
  3. parabéns sempre acompanho as matérias

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA
    JÁ VOU INICIAR A CONSTRUÇÃO, PRETENDO COLOCAR MOTOR 3542/14 NELE, CREIO QUE VÁ SATISFAZER A NECESSIDADE.
    PARABÉNS PELAS DICAS, BELÍSSIMO MODELO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...