Páginas

Tractor 25 Flying Circus - Construção



            Minha vontade de construir um Tractor é antiga, pois alguns amigos possuem um desse, e o voo sempre me impressionou muito. Este ano resolvi entrar em contato com o Fabrício, dono da Flying Circus, para demonstrar meu interesse em fazer alguns artigos sobre seu produto. Sua resposta me impressionou, pois foi um imediato sim; não trocamos mais que três ou quatro e-mails até a encomenda chegar em casa.

            O kit é de fabricação exclusiva da Flying Circus – nossa parceira mais antiga - e projetado pelo próprio Fabrício. O modelo exato construído foi o Tractor 25 - de 1,4m de envergadura - o irmão menor da linha Tractor, que ainda conta com os modelos 45, 60/90 e 120. Todos são muito parecidos, mudando apenas o tamanho e a motorização recomendada.







            O objetivo deste primeiro artigo é tratar apenas da construção do Tractor, as outras etapas da montagem e um review geral ficarão para outros artigos.

            Vocês podem achar que tirei poucas fotos por ser a construção de um aeromodelo, mas isso foi devido à rapidez e praticidade de um kit cortado à laser. Ele é muito fácil e rápido de montar. Para se ter ideia, demorei quatro dias para concluir toda a construção, e olha que eu sou conhecido por levar muito tempo até concluir um aeromodelo. Acredito que com dedicação exclusiva seja possível montá-lo em menos de dois dias.

            Para unir todas as partes utilizei cola branca (PVA).

            Comecei a construção pela fuselagem, por parecer mais fácil. Ela é composta por duas partes, a fuselagem em si, e o canopy removível, que facilita muito o acesso interno, principalmente por ser um modelo elétrico.






            Ambas laterais precisam ser preparadas antes de começar a montá-las. Atenção extra deve ser dada à posição de cada uma, para não se fazer duas laterais iguais.




            Colei uma lateral, a parte inferior e a caverna principal primeiramente. Logo após coloquei todas as outras cavernas.








            Em seguida colei a segunda lateral e finalizei o canopy.










            Depois comecei a fechar a fuselagem com a parte superior, que por possuir vários recortes, é composta por algumas peças.










            Uma das praticidades do Tractor é poder ser feito com trem triciclo ou convencional, bastando apenas escolher onde os reforços do trem de pouso serão colocados. Este será convencional.













            As empenagens foram montadas com pouquíssimo esforço, bastando destacar as varetas e uni-las através dos encaixes.























            As nervuras da asa que sustentam a baioneta necessitam ser reforçadas com algumas peças em compensado, mas claro, já vêm cortadas.




            A estrutura da asa não foge muito do convencional, consegui montá-las em menos de um dia, pois absolutamente tudo já vem cortado, bastando apenas passar cola e encaixar. Em cinco ou seis “etapas” de colagem, ela já estava pronta.




































            Os comandos são construídos totalmente fora da asa, e se unem a ela apenas na hora da montagem através das dobradiças.












            Para finalizar a construção e deixar pronto para a entelagem lixei tudo com lixa 220. Principalmente o bordo de ataque da asa e as quinas do avião todo.










            Esta foi apenas a construção do Tractor 25, outras etapas ainda estão por vir, a próxima é a entelagem.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            O que achou do Tractor da Flying Circus? Para mim foi uma montagem extremamente fácil e prazerosa.



13 comentários:

  1. Parabéns pela construção ;-)
    Me tire uma dúvida... a fuselagem é em balsa/compensado ou é toda em compensado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marco. Sim, ela é inteira em compensado, não vai balsa na fuselagem.

      Excluir
  2. Parabéns pela construção. Você poderia me indicar a motorização para os diversos tamanhos dos Tractor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José. O próprio nome dele reflete o tamanho do motor glow, por exemplo: o modelo 25 (da construção) é para motor .25 glow; o 120 é para motor 1.20 glow ou 20cc gasolina.

      Excluir
  3. Bom dia, estou me interessando por aeromodelismo e gostaria de saber por quanto consigo montar um modelo desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é um pouco complicada. O que seria montar: apenas construir o modelo, ou também comprar todo o equipamento necessário para começar?

      Excluir
  4. Marcelo comprei um kit do tractor 25, igual ao seu, porem fiquei com uma duvida na montagem, você dise que usou cola branca para colagem das peças, é aquela cola branca "cascola cascorez" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, cola branca normal, eu utilizei da marca Tenaz, mas pode ser Cascorez também.

      Excluir
  5. Qual a posição do CG desse aeromodelo?

    ResponderExcluir
  6. Marcelo boa noite....
    Qual o endereço de e-mail da Flyin Circus, estou querendo comprar um, ainda não sei de qual tamanho. Desde j´muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.flyingcircus.com.br
      contato@flyingcircus.com.br

      Excluir
  7. Legal marcelo! to quase comprando um 120, voce nao acha melhor usar cola CA pra ir fixando e depois reforçar com cola de madeira? abraçao!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...