Páginas

Oficina e hangar



            Conforme evoluímos no hobby, nossos gostos, vontades e necessidades vão mudando, culminando em um ponto que precisamos de grandes espaços dedicados ao aeromodelismo, seja ele um quarto, a cozinha, a garagem ou até mesmo a sala. Nesse momento precisamos parar e refletir sobre como será nossa oficina/hangar, já que não dá para deixar a casa inteira bagunçada com peças e poeira.





            Muitos pilotos não gostam de construir/montar, e por isso possuem poucas ferramentas e espaço para tal; o que definitivamente não é o meu caso, muitas das vezes prefiro montar um aero que propriamente voá-lo. E para facilitar a tarefa, ao longo desses oito anos de hobby (2016) preparei um cantinho para meus aviões, o que hoje chamo de oficina.

            Este artigo será sobre a minha oficina, que está desta maneira depois da reforma que fiz no começo deste ano (2016). O objetivo é mostrar quais os principais aspectos de um espaço voltado para o hobby.


            Antes de ter qualquer ferramenta já tinha uma bancada, ela é a principal parte de qualquer oficina de aeromodelismo. Algumas pessoas preferem tê-la encostada na parede, eu, por preferência e disponibilidade de espaço, a mantive no centro do cômodo. Uma bancada ideal deve ser grande, plana e firme. Nada de tão luxuoso é necessário, uma mesa velha já supre a necessidade, até por que ela sofrerá bastante com óleo, queda de ferramenta e estilete.





            Um quadro de ferramentas facilita demais a organização geral e o trabalho em si, por manter todas as ferramentas por perto. Antes da reforma guardava tudo em gavetas, porém, na maioria das vezes tudo estava jogado em cima da bancada, e não onde deveria.





            Mas de nada adianta um quadro de ferramentas sem as ferramentas. Acredito que isso seja até desnecessário falar: um bom profissional precisa de boas ferramentas. Sem isso você não vai conseguir fazer nada, repito: nada. Não tem como apertar um parafuso sem chave. Aliás, passei a usar um monte delas que ficavam esquecidas no fundo da gaveta depois que as coloquei no quadro. Não tenha medo de ter ferramentas demais, e sim de menos. No começo algumas chaves e um estilete dão conta, mas não deixe de comprar mais com o passar do tempo, a própria necessidade vai te provar isso.

            Você não pode deixar tudo o que vai usar em cima da bancada principal, senão não sobra espaço nem para o aero em manutenção. Para isso uma bancada fixa é perfeita, pois alem de pequenas peças você pode colocar nela ferramentas estacionárias, como: morsa, esmeril, furadeira de bancada, serra e lixadeira. Ela deve ser resistente para suportar alguns puxões e pancadas, além de estar firmemente presa na parede ou no chão.





            Para guardar as tranqueiras, prateleiras são fundamentais, elas podem ser mais simples, como as metálicas, ou estarem mais camufladas, como armários e guarda-roupas; mas uma coisa é certa: você vai precisar delas. Uma maneira de deixar tudo ainda mais organizado é utilizar caixas plásticas para guardar as peças pequenas, assim nada fica espalhado e você pode separar tudo por tipo.





            As ferramentas elétricas também são essencialmente importantes, principalmente a furadeira e a microrretífica (Dremel) com seus respectivos acessórios. Além delas, esmeril, ferro de solda, ferro de entelagem e soprador térmico sempre são bem vindos. Com o tempo você vai perceber que ter ferramentas economiza tempo e melhora a qualidade do trabalho.





            Tudo o que falei até agora é sobre a oficina em si, mas uma oficina não tem sentido se não tiver aeromodelos. Por isso também precisamos do hangar, que na prática acaba ficando no mesmo espaço.

            Acho mais prático e organizado guardar os aviões no alto, quase perto do teto; assim a chance de uma quebra acidental é baixa, a não ser que ele caia daquela altura.

            Dividi meu hangar em três partes: Fuselagens, asas e aviões que não desmontam.

            Para as fuselagens destinei uma prateleira larga com o tamanho da parede. Coloquei um cabo de aço com espuma para apoiar as caudas dos modelos menores, e para os maiores fixei um cabo de aço no teto. Apesar de ocupar um bom espaço gostei do sistema, pois facilita no momento de pegar o avião.





            As asas ficaram em duas prateleiras, na de cima coloco as asas com capas e as que não têm problema se marcar (Sticks), e nas debaixo as asas dos aviões melhores.





            Os modelos que não desmontam coloquei em um suporte especial que eu mesmo fiz, este sim é o ideal para guardar muitos aviões, pois os mantém de uma maneira compacta.





            O suporte foi feito com um pedaço de MDF, cantoneiras, cabos de vassoura cortados, parafusos e tubo de isolação térmica de ar condicionado. Pela praticidade e beleza ficou barato, entorno de 40 reais para cinco aviões. Caso tenha que ampliar os suportes um dia será este tipo que vou escolher.


Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.



            Bem, esta é minha oficina. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira saber como organizo alguma coisa deixe seu comentário aqui embaixo.




4 comentários:

  1. Interessante o que você disse que muitos pilotos não gostam de construir/montar. Acho estranho isso, pois a principal característica do aeromodelista é justamente o processo de construção seja ele a partir da planta ou por meio de um kit. Esse camarada que não gosta de construir é um aeromodelista? Particularmente acho que não. Como já vinha de um outro hobby, meu atelierrr tem um bom espaço, mas mesmo assim não posso pensar em construir modelos muito grande. Escalas 1/4 talvez seja o máximo que consiga, mas já dá para divertir bastante e estou sentido que sou igual a você, voar não é a prioridade, tanto é que tenho um Calmato pronto, que ainda não voou e já estou construindo um Piper J3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Flávio, conheço muitos pilotos que sequer apertam um parafuso, tudo tercerizado. Sem dúvidas o montar e construir fazem partes do hobby, inclusive é possível se aprender muito, mas muito mesmo com o aeromodelismo.

      Excluir
  2. Pois é, um espaço pra oficina organizada é o meu sonho. Como disse o Flavio, aeromodelista que se preze deve ter uma oficina. Eu ainda não tenho. Moro em apartamento e a sacada é o único lugar que tenho pra manutenção básica dos meus aeros e autos. Minha esposa quase surta quando resolvo trabalhar ali. O problema é que no final do dia ou do fim de semana preciso guardar tudo e isso é um saco. Os aeros e autos ficam na sacada mesmo, as ferramentas no depósito e um aero maior mais as asas no meu escritório. Um dos meus objetivos atuais é construir uma casa e aí sim, vou poder reservar um espaço para a oficina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem todos temos a disponibilidade, principalmente de espaço, para termos uma oficina. Mas tenho certeza que com o tempo você vai acertando sua residência e logo terá um bom espaço para cuidar dos seus modelos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...