Páginas

Ligação entre baterias


Modelos elétricos grandes, geralmente, precisam de bateria de grande capacidade, e, além disso, com alta tensão (voltagem). Porém, é muito difícil encontrar no mercado bateria acima de 6S montada em um pack e com capacidade maior que 6000mAh. E mesmo que existisse para a venda, o transporte encareceria muito o produto.
Mas o que podemos fazer nesses casos?
A melhor (e talvez única opção) é fazer ligação entre baterias, pra quem se lembra do tempo de colégio: a famosa ligação série e paralelo da aula de física. Não fique preocupado, aqui não precisa de muita matemática.
O ponto principal é utilizar baterias com as mesmas características: capacidade (mAh), taxa de descarga e de preferencia fabricante. A quantidade de células não precisa ser a mesma (2S, 3S, 4S).



Ligação série

Essa ligação é mesma que é feita internamente na bateria, quando você lê: 3S é o mesmo que ler: 3 células ligadas em série.
É utilizada quando você precisa de uma tensão (voltagem) maior do que uma bateria pode fornecer. Ex.: Preciso de uma bateria 6S, mas tenho duas 3S; Preciso de uma bateria 8S, mas tenho quatro 2S.
Para funcionar basta conectar o positivo de uma bateria no negativo da outra, até sobrar somente um positivo e um negativo.
O melhor não é soldar um fio no outro, e sim utilizar conectores. Assim, você terá uma bateria 6S ou duas 3S. Deixe soldado no esc apenas um conector, e faça um conjunto para adaptação igual da imagem abaixo. Dessa maneira, você poderá ligar o seu aeromodelo com uma bateria 4S ou com duas 2S.
Em resumo, com este tipo de ligação você mantém a capacidade da bateria (mAh) e soma o número de células.



Ligação paralela

            Em poucos tipos de baterias há ligação paralela internamente, na especificação vem escrito 4S2P, por exemplo. O que significa quatro células ligadas em série e duas em paralelo. São raras, mas existem.
            É utilizada quando você precisa de uma capacidade maior do que a bateria pode oferecer. Ex.: Preciso de uma bateria 2000mAh, mas tenho duas 1000mAh; Preciso de uma bateria 4500mAh, mas tenho três 1500mAh.
            Para funcionar basta unir positivo de uma bateria com o positivo da outra, e repetir o processo com o negativo.
            Nessa ligação você pode soldar quantos conectores quiser diretamente no esc, pois mesmo com apenas uma bateria conecta seu esc vai funcionar.
            Em resumo, com este tipo de ligação você mantém a tensão (voltagem) e soma a capacidade (mAh).



             Também é possível fazer associações com ligações série e paralela, aumentando a capacidade e a tensão da bateria juntas.





             Espero que consigam “fazer” a bateria que precisarem, assim, conseguiram utilizar melhor seus recursos em vez de comprar peças desnecessárias.


            Quer ser avisado de todas as nossas postagens? Cadastre seu e-mail aqui.


            Se tiver qualquer dúvida, pergunte nos comentários, terei prazer em responde-las. 

3 comentários:

  1. ola amigo tudo bem eu estou usando em um conjunto eletrico bateria 6 celulas 5200 15c esc 200map motor turning l5055c 700kv 1600w 6 kg voce poderia me dar uma dica para montar algum pac de bateria para essa eletronica muito grato meu watz e 49]991393308 grato

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Vieira bom dia, a quantidade de mAh para um ESC é determinado para a capacidade que ele tem, por exemplo um ESC de 3S só suporta 2500 MAH ou posso ter um ESC 3S de 6000 MPH? valeu...

    ResponderExcluir
  3. Qual e a vantagem de associar em séries duas baterias idênticas uma 3s e outra 2 s além da voltagem maior se o esc aceita 3s a 6s ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...